Pular para o conteúdo principal

Removendo Databases do Exchange 2010 com System Mailbox Arbitration

Não são poucas as vezes que temos problemas para deletar Mailbox Database, principalmente quando estamos finalizando projetos, vale lembrar que quando temos Public Folders no ambiente os servidores de Exchange Server 2010 irão criar Maibox Databases, estas que nos darão trabalho para serem removidas. Vamos ao Problema: “Após uma bem sucedida implementação temos a necessidade de remover as Mailbox Databases criadas automáticamente pelo Servidores Exchange Server 2010, quando ao tentar remover a Mailbox Database, recebemos a mensagem de erro.”


Este problema pode ser definido por alguns erros, conforme listados abaixo:
1. Mailbox Database contém caixas postais
Resolução: Get-Mailbox –Database “Nome-da-Database”
2. Mailbox Database contém caixas Archive
Resolução: Get-Mailbox –Database “Nome-da-Database” –Archive
3. Mailbox Database contém caixas Arbitration
Resolução: Get-Mailbox –Database “Nome-da-Database” –Arbitration
Para cada um destes erros existem procedimentos para validarmos e resolvermos o problema, dependendo do tipo de caixa postal que esta alocado na mailbox database, existe um tipo de Get especifico que determinará, como ressolver o problema.

Reparem que ao executarmos o comando “Get-Mailbox –Database “Nome-da-Database” –Arbitration”, tivemos o resultado de 03 Caixas Postais que estavam alocadas dentro da Mailbox Database e que estavam impedindo a deleção da Mailbox Database.
Precisaremos do nome de cada uma destas caixas, para isto, execute a linha de comando conforme o exemplo: “Get-Mailbox –Database “Nome-da-Database” –Arbitration | FL Name”, isto lhe demonstrará o nome das caixas postais, segue um exemplo na figura abaixo.

Bem antes de continuarmos vamos conhecer um pouco o que são estas caixas postais, também chamadas de System Mailboxes!
Estas caixas postais são criadas automáticamente no domínio root da floresta onde temos o Exchange Server durante a instalação no link http://technet.microsoft.com/en-us/library/bb201680.aspx você poderá conhecer um pouco mais sobre System Mailboxes, abaixo uma tabela com o nome da mailbox e CN:

Agora que sabemos o nome das Caixa Postais que impedem a deleção de nossa mailbox database, podemos iniciar o processo de move destas caixas postais.
Obs: Nunca remova um Mailbox Database utilizando o ADSIEDIT, a menos que você tenha pleno conhecimento do porque o processo normal não esta funcionando. Evite maiores problemas…
Agora vamos iniciar o processo de resolução do nosso problema inicial, vamos mover as caixas postais que estão com na Maibox Database que precisa ser deletada, para isto utilize o CMDLET “New-MoveRequest - Identity “Nome-da-Caixa-Postal” –TargetDatabase “Nome-da-Nova-Database””. Verifque no exemplo abaixo que a caixa postal será encaminhada ao processo de Queue para ser movida.

Neste momento você consegue identificar o Name e DisplayName, utilizando o CMDLET “Get-MoveRequest –Identity “Nome-da-Caixa-Postal” | FL Name,DisplayName,Status”.

Após mover todas as caixas postais em Arbitration, execute novamente a linha de pesquisa de Mailbox para ter certeza que nenhuma outra caixa esteja alocada na Mailbox Database que deverá ser removida, faça isto utilizando o CMDLET: “ Get-Mailbox –Database “Nome-da-Database” –Arbitration “.
Na imagem abaixo podemos visualizar que o processo não trouxe outras caixas postais, neste momento você conseguirá iniciar o processo de remoção da Mailbox Database. Para isto utilize o CMDLET para desmontar a Mailbox Database “ Dismount-Database –Identity “Nome-da-Mailbox-Database” “.

Proceda agora com o a remoção da Mailbox Database, esta remoção poderá ser feita via EMC ou EMS, via CMDLET utiliza o comando: “ Remove-MailboxDatabase –Identity “Mailbox Database” “. Veja na imagem abaixo que o procedimento funcionou perfeitamente.

Lembre-se após remover uma Database no Exchange Server 2010, o arquivo físico da Database ficará disponível no local original para remoção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saída de mercadorias (MIGO_GI)

Saída Logística - Administração de Materiais - Administração de Estoques - Movimento mercadoria (MIGO) - Saída de mercadorias (MIGO_GI) - Saída de mercadorias (MB1A) Uma saída de mercadoria (SM) é a retirada de material do estoque, seja para consumo ou expedição para um cliente. Tipo de movimento - 201 – Consumo de mercadoria para centro de custos vindo do depósito - 221 – Consumo de mercadoria para projeto vindo do depósito - 261 – Consumo para ordem vindo do depósito - 281 – Consumo para diagrama de rede vindo do depósito - 541 – Subcontratação: remessa dos componentes de livre utilizável para fornecedor - 551 – Retirada para sucata de livre utilizável As opções da transação MIGO_GI são: Saída e Estorno. Campos a serem preenchidos para Saída de Mercadoria: - Selecionar “Saída de mercadorias” - Entrar com os dados dos itens a serem retirados do depósito: o Material o Quantidade o Centro o Depósito o Centro de Custo (obrigatório dependendo do tipo de saída) Campos...

sap_basis (Monitoramento do SAP Basis)

sap_basis (Monitoramento do SAP Basis) O probe sap_basis (SAP Basis Monitoring - Monitoramento do SAP Basis) monitora a integridade e o desempenho do cenário SAP. Este probe ajuda as empresas a monitorarem seus aplicativos SAP críticos à missão. O probe sap_basis pode monitorar as instâncias do SAP, as instâncias de banco de dados e sistemas de arquivos, que são os principais componentes de uma implantação do SAP Basis. Consulte Métricas do sap_basis para compreender os recursos de monitoramento do probe. O probe permite que os administradores do Basis tenham uma visão holística do ambiente SAP Basis e os ajuda a detectar problemas antes que eles afetem os usuários finais. Com esse probe, a equipe do Basis pode monitorar o desempenho de seus aplicativos em um único console, ver os alertas assim que as ocorrências surgem, diagnosticar e solucionar os problemas, acompanhar as tendências e planejar usando os gráficos no USM (Unified...
VISÃO GLOBAL - sobre IDoc O IDoc é um objeto SAP que transporta dados de uma transação comercial de um sistema para outro na forma de mensagem eletrônica.  IDoc é um acrônimo para  I  ntermediate  Doc  ument.  O objetivo de um IDoc é transferir dados ou informações do SAP para outros sistemas e vice-versa.  A transferência do SAP para o sistema não SAP é feita via subsistemas EDI (Electronic Data Interchange), enquanto para a transferência entre dois sistemas SAP, o ALE é usado. O IDoc pode ser acionado no sistema SAP ou no subsistema EDI. Isso depende da direção na qual o IDoc é enviado e é chamado como IDoc de entrada e IDoc de saída de acordo.  No caso de fluxo de saída, o IDoc é acionado no SAP por meio do controle de mensagens do documento, que é então enviado ao subsistema EDI. EDI converte os dados do IDoc em XML ou formato equivalente e, em seguida, envia os dados para o sistema parceiro através da Internet. Para o fluxo de entrad...