domingo, 10 de fevereiro de 2019

Introdução ao SAP Gui Scripting


  • SAP GUI Scripting: O SAP GUI Scripting é uma ferramenta gratuita disponível em todos os SAP GUI  a partir da versão 6.20 quando conectados em um ambiente SAP ECC 6.0 (ERP da SAP).
  • Microsoft Visual Studio 2010 ou 2012: Ferramenta de desenvolvimento que permite a criação de testes genéricos.

Tornar reutilizável - pense em outras possibilidades para seus scripts. Gastar um extra de 5 min escrevendo em um recurso extra pode acabar economizando uma hora ou duas na estrada quando você pode precisar. Exemplo - uma vez eu escrevi um script para bloquear usuários. Dois minutos extras de codificação e também poderiam desbloqueá-los. Esses dois minutos me salvaram uma hora de trabalho alguns meses depois.
Faça um bom trabalho com os comentários - eu costumo voltar aos scripts que escrevi há um ou dois anos. Não me lembro dos detalhes do que eu estava trabalhando no momento, então bons comentários ajudam você a entender o que estava fazendo no momento. Alguns programadores dizem que bons comentários são mais importantes que o próprio código!
O script é perigoso! - Todo mundo comete erros. Automação lhe dá a capacidade de cometer erros. Muitos erros ... muito rapidamente. Por isso tem cuidado! Certifique-se de testar seu script em uma sandbox antes de decidir executá-lo na produção. Eu me encolho sempre que alguém me pede para executar um roteiro em produção porque pode ser muito perigoso. Então, para o seu próprio bem, tenha cuidado! Ou, pelo menos, certifique-se de que seu currículo está atualizado.
E finalmente - Comece pequeno - Faça algo simples antes de encarar algo louco, como atualizações de sistema de script. Você deve rastejar antes que você possa andar jovem gafanhoto!

Etapa 1: configurar seu cliente


Configurando seu ambiente para o SAP Gui Scripting


Há duas coisas que você precisa configurar para executar Scripts Gui. Primeiro, você precisará configurar seu cliente e, em seguida, o sistema ao qual está se conectando.

Primeiro, você precisará configurar o SAP Gui Client para permitir a criação de scripts em sua máquina local. Eu vou estar trabalhando com o SAPGUI 7.30 no Windows.
No painel de opções da sua interface gráfica, você precisará selecionar "Acessibilidade e scripts" e depois "Scripting" na coluna da esquerda. Então você é apresentado com três caixas de seleção.


Screenshot1.png

Para começar, sugiro selecionar todas as três caixas de seleção. Aqui está uma descrição do que eles fazem: 
Habilitar Scripting - esta caixa simplesmente permite o script em sua GUI. (Não tem nada a ver com o servidor)
Notificar quando um script é anexado à GUI do SAP - Exibe uma caixa sim / não quando um script tenta usar a GUI. Isso é útil para se ter, porque você precisa ter certeza de que deseja executar o que está executando. Se você não tiver isso, o script será executado sem qualquer confirmação.
Notificar quando um script abre uma conexão - Essa configuração exibe uma confirmação quando o script se conecta a um sistema. Eu geralmente desligo isso quando executo um script que se conecta ao sistema várias vezes para fazer o que ele faz. Caso contrário, deixo essa configuração.
Depois de marcar "Ativar script", você está pronto para executar scripts no lado do cliente. Em seguida, você precisará verificar suas configurações no lado do servidor.

Etapa 2: configurar seu sistema SAP



Você pode ativar o script configurando o parâmetro de perfil sapgui / user_scripting como TRUE. O valor definido usando este procedimento será perdido quando o sistema for reiniciado. Se o administrador editar o perfil do servidor de aplicativos do Sistema SAP para incluir sapgui / user_scripting = TRUE, o script será ativado por padrão quando o servidor for reiniciado.

Screenshot2.png

Screenshot3.png

  1. Iniciar transação RZ11
  2. Na tela Manter Parâmetros do Perfil, insira “ sapgui / user_scripting. "
  3. Escolha Exibir .
  4. Na tela Exibir Atributos do Parâmetro do Perfil, selecione Alterar Valor.
  5. Digite " TRUE" no novo campo de valor.
  6. Clique no botão Salvar .


Depois de fazer essas duas coisas, você está pronto para executar scripts.