Pular para o conteúdo principal

Introdução ao SAP Gui Scripting


  • SAP GUI Scripting: O SAP GUI Scripting é uma ferramenta gratuita disponível em todos os SAP GUI  a partir da versão 6.20 quando conectados em um ambiente SAP ECC 6.0 (ERP da SAP).
  • Microsoft Visual Studio 2010 ou 2012: Ferramenta de desenvolvimento que permite a criação de testes genéricos.

Tornar reutilizável - pense em outras possibilidades para seus scripts. Gastar um extra de 5 min escrevendo em um recurso extra pode acabar economizando uma hora ou duas na estrada quando você pode precisar. Exemplo - uma vez eu escrevi um script para bloquear usuários. Dois minutos extras de codificação e também poderiam desbloqueá-los. Esses dois minutos me salvaram uma hora de trabalho alguns meses depois.
Faça um bom trabalho com os comentários - eu costumo voltar aos scripts que escrevi há um ou dois anos. Não me lembro dos detalhes do que eu estava trabalhando no momento, então bons comentários ajudam você a entender o que estava fazendo no momento. Alguns programadores dizem que bons comentários são mais importantes que o próprio código!
O script é perigoso! - Todo mundo comete erros. Automação lhe dá a capacidade de cometer erros. Muitos erros ... muito rapidamente. Por isso tem cuidado! Certifique-se de testar seu script em uma sandbox antes de decidir executá-lo na produção. Eu me encolho sempre que alguém me pede para executar um roteiro em produção porque pode ser muito perigoso. Então, para o seu próprio bem, tenha cuidado! Ou, pelo menos, certifique-se de que seu currículo está atualizado.
E finalmente - Comece pequeno - Faça algo simples antes de encarar algo louco, como atualizações de sistema de script. Você deve rastejar antes que você possa andar jovem gafanhoto!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saída de mercadorias (MIGO_GI)

Saída Logística - Administração de Materiais - Administração de Estoques - Movimento mercadoria (MIGO) - Saída de mercadorias (MIGO_GI) - Saída de mercadorias (MB1A) Uma saída de mercadoria (SM) é a retirada de material do estoque, seja para consumo ou expedição para um cliente. Tipo de movimento - 201 – Consumo de mercadoria para centro de custos vindo do depósito - 221 – Consumo de mercadoria para projeto vindo do depósito - 261 – Consumo para ordem vindo do depósito - 281 – Consumo para diagrama de rede vindo do depósito - 541 – Subcontratação: remessa dos componentes de livre utilizável para fornecedor - 551 – Retirada para sucata de livre utilizável As opções da transação MIGO_GI são: Saída e Estorno. Campos a serem preenchidos para Saída de Mercadoria: - Selecionar “Saída de mercadorias” - Entrar com os dados dos itens a serem retirados do depósito: o Material o Quantidade o Centro o Depósito o Centro de Custo (obrigatório dependendo do tipo de saída) Campos...

sap_basis (Monitoramento do SAP Basis)

sap_basis (Monitoramento do SAP Basis) O probe sap_basis (SAP Basis Monitoring - Monitoramento do SAP Basis) monitora a integridade e o desempenho do cenário SAP. Este probe ajuda as empresas a monitorarem seus aplicativos SAP críticos à missão. O probe sap_basis pode monitorar as instâncias do SAP, as instâncias de banco de dados e sistemas de arquivos, que são os principais componentes de uma implantação do SAP Basis. Consulte Métricas do sap_basis para compreender os recursos de monitoramento do probe. O probe permite que os administradores do Basis tenham uma visão holística do ambiente SAP Basis e os ajuda a detectar problemas antes que eles afetem os usuários finais. Com esse probe, a equipe do Basis pode monitorar o desempenho de seus aplicativos em um único console, ver os alertas assim que as ocorrências surgem, diagnosticar e solucionar os problemas, acompanhar as tendências e planejar usando os gráficos no USM (Unified...
VISÃO GLOBAL - sobre IDoc O IDoc é um objeto SAP que transporta dados de uma transação comercial de um sistema para outro na forma de mensagem eletrônica.  IDoc é um acrônimo para  I  ntermediate  Doc  ument.  O objetivo de um IDoc é transferir dados ou informações do SAP para outros sistemas e vice-versa.  A transferência do SAP para o sistema não SAP é feita via subsistemas EDI (Electronic Data Interchange), enquanto para a transferência entre dois sistemas SAP, o ALE é usado. O IDoc pode ser acionado no sistema SAP ou no subsistema EDI. Isso depende da direção na qual o IDoc é enviado e é chamado como IDoc de entrada e IDoc de saída de acordo.  No caso de fluxo de saída, o IDoc é acionado no SAP por meio do controle de mensagens do documento, que é então enviado ao subsistema EDI. EDI converte os dados do IDoc em XML ou formato equivalente e, em seguida, envia os dados para o sistema parceiro através da Internet. Para o fluxo de entrad...