Pular para o conteúdo principal

Agentes do CCMS - SAP


A arquitetura de monitoramento fornece uma infraestrutura para monitorar seu ambiente de TI e seus componentes. Os dados de monitoramento são armazenados na memória compartilhada de cada servidor com uma instância do SAP em execução ou um agente em execução.

O acesso de leitura e gravação do sistema de monitoramento central é possível de duas maneiras diferentes:

· Usando uma interface ABAP definida, no caso de uma instância do SAP

· Usando o agente do CCMS, no caso de qualquer servidor no qual o agente esteja instalado e ativo

Agentes CCMS são processos independentes com uma interface através de RFC para um sistema de monitoramento central e uma interface para a memória compartilhada. Portanto, eles permitem que você:

· Incluir componentes do SAP que não tenham uma interface ABAP, como o J2EE Engine ou o Internet Transaction Server (ITS)

· Incluir componentes que não fazem parte do ambiente SAP

· Disponibilizar uma rota de conexão alternativa para um segmento de memória compartilhada

· Otimizar o desempenho ao ler e gravar atributos e alertas de monitoramento, usando a tecnologia push

· Conecte-se a um segmento de memória compartilhada sem exigir um processo de trabalho gratuito

Os agentes também possibilitam funções de monitoramento inteiramente novas dentro da arquitetura de monitoramento:

· Você pode monitorar qualquer arquivo de log.

· Você pode monitorar processos no nível do sistema operacional. O monitoramento real é executado usando o coletor do sistema operacional SAPOSCOL. Para obter informações detalhadas sobre isso, consulte Coletor do sistema operacional SAPOSCOL.

· Você pode criar reações automáticas centrais nas quais um método de reação automática é iniciado no sistema de monitoramento central como uma reação a um alerta em um sistema monitorado. Para obter informações detalhadas sobre isso, consulte Configuração de métodos de reação automática central.

Agentes monitoram dados de rede, incluindo:

¡A configuração do ambiente de rede, como uma interface ou Sistema de Nomes de Domínio (DNS)

¡Métricas de rede, como o tempo gasto para uma resolução de endereço DNS

Considerações de implementação
Você precisa de agentes CCMS para monitoramento central, uma vez que os dados de monitoramento são transferidos principalmente entre os componentes monitorados e o sistema de monitoramento central usando os agentes do CCMS. Para obter informações sobre como configurar o monitoramento central, consulte Configurando a arquitetura de monitoramento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saída de mercadorias (MIGO_GI)

Saída Logística - Administração de Materiais - Administração de Estoques - Movimento mercadoria (MIGO) - Saída de mercadorias (MIGO_GI) - Saída de mercadorias (MB1A) Uma saída de mercadoria (SM) é a retirada de material do estoque, seja para consumo ou expedição para um cliente. Tipo de movimento - 201 – Consumo de mercadoria para centro de custos vindo do depósito - 221 – Consumo de mercadoria para projeto vindo do depósito - 261 – Consumo para ordem vindo do depósito - 281 – Consumo para diagrama de rede vindo do depósito - 541 – Subcontratação: remessa dos componentes de livre utilizável para fornecedor - 551 – Retirada para sucata de livre utilizável As opções da transação MIGO_GI são: Saída e Estorno. Campos a serem preenchidos para Saída de Mercadoria: - Selecionar “Saída de mercadorias” - Entrar com os dados dos itens a serem retirados do depósito: o Material o Quantidade o Centro o Depósito o Centro de Custo (obrigatório dependendo do tipo de saída) Campos...

sap_basis (Monitoramento do SAP Basis)

sap_basis (Monitoramento do SAP Basis) O probe sap_basis (SAP Basis Monitoring - Monitoramento do SAP Basis) monitora a integridade e o desempenho do cenário SAP. Este probe ajuda as empresas a monitorarem seus aplicativos SAP críticos à missão. O probe sap_basis pode monitorar as instâncias do SAP, as instâncias de banco de dados e sistemas de arquivos, que são os principais componentes de uma implantação do SAP Basis. Consulte Métricas do sap_basis para compreender os recursos de monitoramento do probe. O probe permite que os administradores do Basis tenham uma visão holística do ambiente SAP Basis e os ajuda a detectar problemas antes que eles afetem os usuários finais. Com esse probe, a equipe do Basis pode monitorar o desempenho de seus aplicativos em um único console, ver os alertas assim que as ocorrências surgem, diagnosticar e solucionar os problemas, acompanhar as tendências e planejar usando os gráficos no USM (Unified...
VISÃO GLOBAL - sobre IDoc O IDoc é um objeto SAP que transporta dados de uma transação comercial de um sistema para outro na forma de mensagem eletrônica.  IDoc é um acrônimo para  I  ntermediate  Doc  ument.  O objetivo de um IDoc é transferir dados ou informações do SAP para outros sistemas e vice-versa.  A transferência do SAP para o sistema não SAP é feita via subsistemas EDI (Electronic Data Interchange), enquanto para a transferência entre dois sistemas SAP, o ALE é usado. O IDoc pode ser acionado no sistema SAP ou no subsistema EDI. Isso depende da direção na qual o IDoc é enviado e é chamado como IDoc de entrada e IDoc de saída de acordo.  No caso de fluxo de saída, o IDoc é acionado no SAP por meio do controle de mensagens do documento, que é então enviado ao subsistema EDI. EDI converte os dados do IDoc em XML ou formato equivalente e, em seguida, envia os dados para o sistema parceiro através da Internet. Para o fluxo de entrad...