Pular para o conteúdo principal

Tecnologia de Integração ALE 

Propósito

A tecnologia de integração Application Link Enabling (ALE) é uma importante ferramenta de middleware no SAP Business Framework Architecture (BFA). O BFA é uma arquitetura baseada em componentes que permite que componentes de software da SAP e de outros fornecedores de software se comuniquem e sejam integrados uns com os outros.
A ALE pode integrar processos empresariais entre sistemas SAP e sistemas não SAP, bem como entre sistemas SAP.
Os dados são trocados entre sistemas aplicativos de maneira controlada e a consistência é mantida.
Exemplo 
Aplicações em toda a empresa, como contabilidade, gerenciamento de recursos humanos e planejamento de vendas, podem ser realizadas na sede da empresa, enquanto a gestão de produção e materiais pode ser realizada em fábricas descentralizadas.
Os sistemas de aplicação de um sistema integrado ALE estão fracamente ligados. Os dados são trocados de forma assíncrona, em que os dados chegam ao sistema receptor, mesmo que o sistema receptor não possa ser conectado no momento em que os dados são enviados. As conexões síncronas são usadas apenas pelo ALE para ler dados.
A ALE fornece ferramentas de administração, desenvolvimento e teste.
Para usar as ferramentas ALE, selecione Ferramentas → Interface IDoc / ALE.
Os processos empresariais ALE fazem parte da entrega do sistema de aplicativos SAP padrão. Eles são descritos na documentação do aplicativo (Biblioteca de Processos de Negócios ALE).
Para obter mais informações sobre as configurações necessárias do sistema, consulte o Guia de implementação (IMG):
Transação SPRO → IMG de referência SAP  Servidor de aplicativos -> Interface IDoc / ALE
(ou a transação VENDA ) .
Para informações sobre programação, consulte o Guia de Programação ALE .
Para facilitar a atribuição de funções ALE a tipos de usuários específicos, as seguintes funções de usuário foram definidas:
●      administração ALE                                          SAP_BC_MID_ALE_ADMIN 
●      Desenvolvimento ALE                                             SAP_BC_MID_ALE_DEVELOPER
●      Distribuição de dados mestre para logística                        SAP_BC_MID_ALE_MD_LO
●      Distribuição de dados mestre para finanças           SAP_BC_MID_ALE_MD_FI
●      Distribuição de dados mestre para HR                     SAP_BC_MID_ALE_MD_HR

Considerações de implementação

Aplicativos de negócios descentralizados que garantem consistência de dados são usados ​​porque:
●      A crescente globalização dos mercados levou à divisão física das unidades organizacionais.
●      Os processos de negócios não estão restritos a apenas uma organização e cada vez mais clientes e fornecedores estão envolvidos.
● O      desempenho do sistema SAP pode ser melhorado distribuindo os aplicativos de negócios.

Para mais informações sobre a implementação da ALE, consulte:

Características

O ALE suporta a configuração e operação de aplicativos distribuídos. ALE controla o envio de mensagens através de sistemas SAP fracamente acoplados, garantindo que os dados sejam sempre consistentes.
Os aplicativos são integrados usando um banco de dados local em vez de um central. Em vez disso, os aplicativos acessam um banco de dados local. Não há retenção de dados. A ALE garante a distribuição e sincronização de dados mestre, personalização de dados e dados de transação por meio de comunicação assíncrona.
A comunicação síncrona é usada no ALE para ler somente dados.
A ALE tem muitos benefícios:
●      Os dados de aplicativos podem ser distribuídos entre diferentes versões de sistemas SAP
● Os      dados podem continuar a ser trocados após uma atualização de versão sem necessidade de manutenção especial
●      Os clientes podem adicionar seus próprios aprimoramentos
●      Interfaces de comunicação permitem conexões a sistemas não SAP.
●      Sistemas SAP e R / 2 mais recentes podem se comunicar entre si.
ALE tem funções para monitorar fluxos de mensagens e lidar com problemas de comunicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saída de mercadorias (MIGO_GI)

Saída Logística - Administração de Materiais - Administração de Estoques - Movimento mercadoria (MIGO) - Saída de mercadorias (MIGO_GI) - Saída de mercadorias (MB1A) Uma saída de mercadoria (SM) é a retirada de material do estoque, seja para consumo ou expedição para um cliente. Tipo de movimento - 201 – Consumo de mercadoria para centro de custos vindo do depósito - 221 – Consumo de mercadoria para projeto vindo do depósito - 261 – Consumo para ordem vindo do depósito - 281 – Consumo para diagrama de rede vindo do depósito - 541 – Subcontratação: remessa dos componentes de livre utilizável para fornecedor - 551 – Retirada para sucata de livre utilizável As opções da transação MIGO_GI são: Saída e Estorno. Campos a serem preenchidos para Saída de Mercadoria: - Selecionar “Saída de mercadorias” - Entrar com os dados dos itens a serem retirados do depósito: o Material o Quantidade o Centro o Depósito o Centro de Custo (obrigatório dependendo do tipo de saída) Campos...

sap_basis (Monitoramento do SAP Basis)

sap_basis (Monitoramento do SAP Basis) O probe sap_basis (SAP Basis Monitoring - Monitoramento do SAP Basis) monitora a integridade e o desempenho do cenário SAP. Este probe ajuda as empresas a monitorarem seus aplicativos SAP críticos à missão. O probe sap_basis pode monitorar as instâncias do SAP, as instâncias de banco de dados e sistemas de arquivos, que são os principais componentes de uma implantação do SAP Basis. Consulte Métricas do sap_basis para compreender os recursos de monitoramento do probe. O probe permite que os administradores do Basis tenham uma visão holística do ambiente SAP Basis e os ajuda a detectar problemas antes que eles afetem os usuários finais. Com esse probe, a equipe do Basis pode monitorar o desempenho de seus aplicativos em um único console, ver os alertas assim que as ocorrências surgem, diagnosticar e solucionar os problemas, acompanhar as tendências e planejar usando os gráficos no USM (Unified...
VISÃO GLOBAL - sobre IDoc O IDoc é um objeto SAP que transporta dados de uma transação comercial de um sistema para outro na forma de mensagem eletrônica.  IDoc é um acrônimo para  I  ntermediate  Doc  ument.  O objetivo de um IDoc é transferir dados ou informações do SAP para outros sistemas e vice-versa.  A transferência do SAP para o sistema não SAP é feita via subsistemas EDI (Electronic Data Interchange), enquanto para a transferência entre dois sistemas SAP, o ALE é usado. O IDoc pode ser acionado no sistema SAP ou no subsistema EDI. Isso depende da direção na qual o IDoc é enviado e é chamado como IDoc de entrada e IDoc de saída de acordo.  No caso de fluxo de saída, o IDoc é acionado no SAP por meio do controle de mensagens do documento, que é então enviado ao subsistema EDI. EDI converte os dados do IDoc em XML ou formato equivalente e, em seguida, envia os dados para o sistema parceiro através da Internet. Para o fluxo de entrad...