quarta-feira, 9 de março de 2016

Inventário

Inventário

Toda Empresa precisa fazer um inventário dos estoques pelo menos uma vez por exercício, para equilibrar o inventário.
- Inventário em data fixada
Todos os estoques da empresa são fisicamente contados na data fixada do balanço. Neste caso, todo o material deve ser contado. Durante a contagem, o depósito inteiro deve ser bloqueado aos movimentos de materiais.
- Inventário permanente
Os estoques são contados continuamente durante o exercício inteiro. Neste caso, é importante assegurar que todos os materiais sejam fisicamente contados, pelo menos uma vez durante o ano.
- Inventário Rotativo
O estoque é contado em intervalos regulares, dentro de um exercício. Esses intervalos (ou ciclos) dependem do código de inventário rotativo definido para os materiais.

- Inventário por amostra
Os estoques da empresa, selecionados aleatoriamente, são fisicamente contados na data fixada do balanço. Se as variações entre o resultado da contagem e o estoque contábil forem insignificantes, será presumido que os estoques contábeis dos outros estoques estarão corretos. O inventário ocorre em nível de depósito. É criado um documento de inventário separado para cada depósito. Existem dois métodos para a criação de um documento de inventário:
- Criação de documentos individuais – onde o usuário entra manualmente com os materiais que devem ser contados.
- Criação de Pastas – onde o usuário entrará com critérios para determinação dos materiais que devem ser inventariados e os respectivos centros e depósitos. O sistema criará um documento de inventário para cada centro e depósito com os materiais que atenderem os critérios.

Logística - Admin. de Materiais - Inventário - Documento de Inventário - Criar (MI01) Logística - Admin. de Materiais - Inventário - Pastas - Criar Docs Inventário - Sem estoque especial (MI31)

Depois da contagem, é necessário entrar os resultados dessa contagem no sistema. Se uma quantidade zero foi contada para um item, entrar essa ocorrência através da marcação da coluna CZ (contagem zero). Se esta marcação estiver em branco e a quantidade com zeros ou branco, o sistema interpretará como “item ainda não contado”. Os materiais inventariados poderão ser recontados. Neste caso, o usuário poderá selecionar apenas os materiais que exibam diferença maior que o valor limiar, indicado manualmente pelo usuário. O sistema criará um novo documento de inventário apenas com os materiais selecionados. Os itens recontados serão desativados no documento original e não poderão mais ser processados através deste documento.


Logística - Admin. de Materiais - Inventário  Contagem - Registrar (MI04) Logística - Admin. de Materiais - Inventário - Documento inventário - Recontagem (MI11)

O último passo a ser executado é o lançamento das diferenças de inventário, para ajuste do estoque físico no sistema.

Logística - Admin. de Materiais - Inventário - Diferença - Contagem / Diferença (MI08)


Folha de Registro de Saída
Para que se possibilite a criação da Folha de Serviços é necessário que o Pedido esteja criado conforme item 3.7.7. A Folha de Medição é constituída por uma ou mais Folhas de Registro, que são os documentos de referência para entrada de faturas. Cada medição parcial gera uma nova Folha de Registro.

Logística - Administração de Materiais - Compras - Ambiente - Registro de serviços - Atualizar (ML81N)

Serão mostrados os serviços registrados no Pedido de Compras. Estes serviços serão a referência para as medições registradas na Folha de Registro. Podem ser feitas diversas medições (parciais) de acordo com o que foi estipulado entre o comprador e o fornecedor, permitindo que sejam entradas faturas parciais. Porém estas medições só podem ir até o total estipulado no Pedido, por serviço. Cada Folha de Registro criada exige que se faça seu aceite no sistema.







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